segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vampiroses

Estou aqui hoje por um assunto batido e chato, se não quiserem, não leiam, eu não me importo.

De fato, o tema "vampiros" teve um up violento entre a literatura e o cinema, entre outros meios de comunicação de massas depois do boom Crepúsculo e outros como a série Vampire Diaries, entre outras frescuras à parte. Deixo avisado desde já que as vampiroses modernas não são a minha preferência, e que as conheço somente para poder falar com segurança sobre o tema.
Nosferatu: Filme de 1922

Tenho um grande interesse pelo tema, claro, afinal quem não teria conhecendo Bram Stocker, Anne Rice, Sheridan Le Fanú entre outros fascinantes autores? Bem, talvez eu esteja falando grego para o povo jovenzinho que conhece só o teorema Meyer sobre o assunto. Nesta ordem, Bram Stocker é o clássico escritor de Drácula, sendo que há uma continuação a seu texto pelo amável Dacre Stocker (muito boa mesmo, eu li, e pra constar, tem postagem nesse blog sobre esse livro em especial); Anne Rice é a criadora dos amados Lestat e Louis, aqueles mesmo, do filme Entrevista com o Vampiro (na minha opinião, o único filme que eu vi em que o Brad Pitt parece realmente bonito, mas eu sou mais do Lestat heheh), autora do livro de mesmo nome, de O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados, e muitos outros títulos que valem a pena serem conferidos dentro deste e de outros temas. sheridan Le Fanú é o autor de Carmilla, um clássico para quem quer uma história com vampiras mulheres e claro, com uma nuance única nesse espectro de literatura.

Pois bem, depois de termos as devidas apresentações sobre o que é e o que não é exatamente vampiro, vamos a fatos reais, e vamos esquecer um pouco essa coisa toda de literatura, dos clássicos, e dos nem tanto assim.

O tema aqui é, trazer, de alguma forma, algumas coisas que geraram essa crença toda no meio do tema e as possiveis superstições geradas por algumas doenças que existem de verdade até hoje.

1. A lenda do alho
Existe um tipo de fobia chamada alliumfobia, que realmente faz as pessoas correrem a metros de distância se forem expostas a isso (creio eu, pelo menos, que deve ser algo como ser aracnofóbico e ter surtos e sair correndo de aranhas como eu).

2. A lenda dos espelhos
Existem várias coisas que podem ocasionar essa coisa toda. A Porfíria eritropoiética (explico daqui a pouco esse nome feio, tá), a raiva (também explico daqui a pouco essa) e uma coisa chamada Eisoptrofobia, que é, assim como no caso do alho, uma fobia, só que nesse caso, é a fobia de espelhos. 

3. A Porfiria Eritropoiética ou hemofílica
Essa é uma das causas de se ter a lenda de vampiros, já que os portadores desta doença tinham sensibilidade à luz, e com a deficiência de hemoglobina, realmente, a dado momento, de acordo com as descobertas de um médico pesquisador nos idos dos anos 1800 e uns quebrados, que receitava beber sangue para repor a hemoglobina perdida. Porém, claro isso só piorava a situação. Afinal pessoas sensíveis à luz, logo pálidas como cadáveres por não saírem ao sol, e que mantinham a receita médica, eram realmente tidas como vampiros. Essa é uma das causas da aversão a espelhos, afinal, a reflexividade de um espelho incomoda uma pessoa com sensibilidade á luz. Deixei o link da wikipédia no título dessa seção pra quem quiser ver, tem mais de um tipo de porfíria, só pra avisar).

4. Raiva ou hidrofobia
A raiva é uma conhecida doença de todos, atuamente, afinal todos vacinamos nossos cãezinhos contra esta doença. (só pra constar, a vacina para esta doença foi desenvolvida no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidário Finamor, em Eldorado do Sul, RS, pelo professor e pesquisador Américo Braga, que é, por sinal, a escola onde eu me formei, e onde meu irmão vai se formar, creio hehe) Mas o que muita gente não sabe é que a raiva pode ser transmitida a humanos, e uma das formas mais interessantes é a transmissão por morcegos hematófagos, o que contribui com a lenda dos vampiros, não é... E entre os sintomas da raiva estão hipersensibilidade à luz, o que realmente faz todo esse efeito de afastamento do dia e fuga de espelhos como refletores de luz, além do sintoma de realmente querer morder pessoas em vários casos.

5. Dentes afiados
Essa lenda pode encontrar respaldo em uma doença chamada Displasia ectodermal hipohidrótica que faz com que os dentes continuem crescendo durante a fase adulta, o que pode sim ocasionar a imagem de caninos avantajados.

6. Aritmomaniacos
Existe uma lenda, que francamente não sei se veio dos vampiros orientais, principalmente chineses, ou dos da europa oriental primordialmente, acerca do fato lendário de que ao jogar grãos no caminho de um vampiro ele irá contar todos antes de prosseguir com a perseguição pretendida. Aritmomania é uma espécie de Transtorno Obsessivo Compulsivo, se é que dá pra se dizer assim pra se entender mais fácil.

Existem outras coisas que eu poderia comentar, mas acho que o mais interessante mesmo a priori é isso.

Em breve recomendando mais livros a vocês, claro, e outras porcarias de toda a sorte que aparecerem pelo caminho e eu achar divertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário